Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Últimas Notícias

Sugestão de leitura: Comida foi um pilar da identidade árabe no Brasil, diz Diogo Bercito

30/06/2025

“Sob fogo: a Saúde da População de Gaza” – 1º de julho – São Paulo

28/06/2025

ACNUR e Associação Médica Líbano-Brasileira assinam parceria pela promoção da saúde

28/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Mídia»ANBA destaca-se como a terceira agência de notícias mais premiada do Brasil
Mídia

ANBA destaca-se como a terceira agência de notícias mais premiada do Brasil

A classificação é do Ranking Jornalistas & Cia dos mais Premiados Veículos, que considera os prêmios de jornalismo recebidos por profissionais do veículo ao longo dos anos. A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) foi a primeira colocada e a Radioweb, a segunda. 

Entre os 11 prêmios de jornalismo, de várias entidades, sobre diferentes temas, recebidos pela ANBA estão o da Embrapa em 2007; do Ministério da Agricultura em 2010; e da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em 2011. Além disso, reportagens da ANBA figuraram entres as finalistas do prêmio de jornalismo do Sebrae e do Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde.

Os últimos reconhecimentos à ANBA foram o da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2011, cuja matéria “Prontas para recapear” abordou investimentos em rodovias, e o do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2010, com “Uma nova dieta para a lavoura”, sobre produção de fertilizantes alternativos, ambas da jornalista Isaura Daniel.

Com isso, a ANBA reafirma sua importância no cenário midiático brasileiro. O canal de comunicação criado em 2003, em São Paulo, pela Câmara de Comercio Árabe Brasileira, com o intuito de promover o diálogo entre Brasil e os países árabes, destaca-se por pautar notícias que se diferenciam da linha da imprensa tradicional. A agência publica diariamente reportagens de economia, negócios e comércio exterior, com foco principalmente nas relações do Brasil com os 22 países árabes. Periodicamente, o site veicula também material sobre diplomacia, turismo, cultura e esportes. Tudo em edição bilíngue, em português e inglês.

Para Alexandre Rocha, editor-chefe da ANBA, uma das grandes conquistas do canal, comprovada ao longo de seus 10 anos, além dos prêmios que refletem a qualidade do material produzido, é a aceitação do trabalho que a equipe realiza diariamente. “Geralmente quando se fala em Oriente Médio na grande imprensa o assunto é petróleo, conflitos ou coisas do gênero. A ideia da ANBA é produzir um material voltado para oportunidades de negócios”. Os problemas, a questão do petróleo, diz ele, existem sim, mas não é só isso. “Há muitas empresas, atividades culturais. Dá para produzir um grande volume de notícias diferentes das que saem na grande mídia”, pontua.

O site da ANBA conta com quatro jornalistas e dois tradutores. A equipe produz suas próprias noticias, mas também tem parcerias com oito agências de notícias dos países árabes. Segundo Rocha, embora o canal trate de assuntos específicos, a audiência é bastante satisfatória. “Conseguimos produzir com qualidade mesmo com uma equipe reduzida. Temos um milhão de acessos por mês. Estamos nesse patamar há algum tempo. É um número respeitável para um veículo segmentado”, ressalta.

A ANBA, acredita ele, está no caminho certo no papel de disseminar  informações sobre oportunidades de negócios no Brasil e nos países árabes. O retorno, segundo Rocha, tem sido positivo por parte de leitores da área diplomática, empresários e governo. “Temos conseguido fazer bem o nosso trabalho. As informações estão chegando às pessoas que interessam”.

O editor da ANBA afirma também que a agência reflete em sua pauta o trabalho de outros jornalistas e veículos de comunicação, com indicação de fontes e reportagens a respeito do Oriente Médio na área econômica, por exemplo. Além disso, destaca empresas brasileiras que operam no mundo árabe e companhias árabes que atuam no Brasil. “Somos referência naqueles países para uma parcela de jornalistas e empresários”.

Ele conta que, ao longo desses dez anos completados em setembro do ano passado, as relações entre Brasil e o Oriente Médio, com o apoio do governo brasileiro, cresceram consideravelmente, por diferentes fatores.  “A criação da Agência de Noticias é parte disso. Foi vontade da Câmara Árabe ampliar sua atuação e promover essa comunicação entre brasileiros e árabes.”

Para conhecer a ANBA acesse www.anba.com.br
 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorLançamento do livro “O segredo dos cem anos”, de Chebl Issa El Khoury, no Líbano
Próxima Michel Temer e Amyr Klink em “Nomes da História”
sev7n
  • Website

Últimas Notícias

Linguagem racista ocultam mortes de palestinos em manchetes de novembro de 2022

08/02/2023

Primeira série omanita estreia na Netflix

11/01/2023

ICArabe na mídia: reportagens sobre o Catar e a cultura árabe

22/12/2022

EVENTOS

“Sob fogo: a Saúde da População de Gaza” – 1º de julho – São Paulo

2ª edição da Feira Palestina – 29 de junho – São Paulo – SP

Marcha Global para Gaza – São Paulo – 15 de junho

Tarde Árabe no Esporte Clube Sírio – 15 de junho – São Paulo – SP

Notícias

Sugestão de leitura: Comida foi um pilar da identidade árabe no Brasil, diz Diogo Bercito

ACNUR e Associação Médica Líbano-Brasileira assinam parceria pela promoção da saúde

28/06/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Antissemitismo, por Arlene Clemesha

27/06/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

[instagram-feed feed=1]

2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.  |  Desenvolvido por Agência Sev7n
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.ConcordoNão concordoPolítica de Privacidade